sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Papel Machê

Nesse dia a Turma 71 contou com o apoio da Michele , bibliotecária de nossa escola, que ensinou os alunos a fazerem papel machê e construirem brinquedos com ele . Foi uma aula muito legal , em que os alunos adoraram o trabalho . Nosso muito obrigado a Michele !!!














quinta-feira, 12 de novembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vídeos com a turma 71 trabalhando

Turma 71 - a Geometria e as Mandalas

A geometria nas mandalas

Na maior parte das vezes, são as formas geométricas da mandala que criam as vibrações:
Círculo: indica a área de atuação de Deus, a abrangência de seu poder, é o símbolo do céu;
-Triângulo: representa o homem em sua busca espiritual;
-Quadrado: simboliza a matéria, o mundo das ações e realizações físicas, num plano de existência puramente terrestre;
-Pentágono e pentagrama: como pentágono, lembra o quinto elemento, o éter. Como pentagrama ou estrela de cinco pontas, emana vibrações de liberdade de ação e de pensamento;
-Hexágono e estrela de seis pontas: o hexágono indica o campo de atuação da busca espiritual. A estrela de seis pontas ou estrela de Davi representa a fé aplicada à vida material e a fé transformada numa ligação real com Deus.
As cores na mandala
As cores nas mandalas têm uma função altamente estimulante e terapêutica:

Vermelho: afasta a depressão, tira o desânimo;
Amarelo: cor da inteligência, do estudo e da criatividade;
-Azul: traz paz, harmonia e serenidade;
-Laranja: cor da reconstrução, da correção e da melhora;
-Verde: melhora qualquer estado físico negativo e cura o corpo, da mesma maneira, cura a alma quando está abatida;
-Lilás: evita que as energias indesejadas se instalem.
Como usar as mandalas
“Olhas para as mandalas é a primeira maneira de receber suas emanações positivas. Ao olhar uma mandala, sua estrutura começa a agir em nosso interior e gera modificações energéticas para as quais ela está programada”, explica a autora do livro “Mandalas – Como usar a energia dos desenhos sagrados”.
O primeiro cuidado é escolher a mandala certa para olhar. “Prepare um lugar calmo e isolado. Pode haver música, incenso, velas… O essencial é poder estar ali em paz e sem ser interrompido”, ressalta. Coloque o desenho na sua frente e feche os olhos. Faça respirações profundas. Quando estiver mais concentrado, abra os olhos e olhe diretamente para a mandala. Procure deixar sua mente livre de preocupações.Permaneça olhando quanto tempo quiser.
Instruções de construção :
Descontrair fazendo uma pequena meditação, reflexão ou oração, conforme a experiência pessoal. Deixar fluir as imagens, as ideias, as cores…
A intenção da construção da mandala é fundamental, trata-se de um exercício criativo e sagrado. Podemos dar exemplos: intenção de saúde, de boas relações com os outros, de paz e serenidade, de conhecimento, de luz interior, de perdão, etc.Para expressar essas intenções podemos criar símbolos, ou utilizar a geometria conhecida dando-lhe objetivos, como por exemplo: os triângulos são força, os quadrados luz, as flores representam alegria, as estrelas iluminação, etc. Não existem fórmulas. Cada pessoa cria com formas identificáveis ou com símbolos a sua intenção.

Segue fotos dos trabalhos realizados pelos alunos , desde o momento da interiorização , construção e conclusão