A geometria nas mandalasNa maior parte das vezes, são as formas geométricas da mandala que criam as vibrações:
Círculo: indica a área de atuação de Deus, a abrangência de seu poder, é o símbolo do céu;
-Triângulo: representa o homem em sua busca espiritual;
-Quadrado: simboliza a matéria, o mundo das ações e realizações físicas, num plano de existência puramente terrestre;
-Pentágono e pentagrama: como pentágono, lembra o quinto elemento, o éter. Como pentagrama ou estrela de cinco pontas, emana vibrações de liberdade de ação e de pensamento;
-Hexágono e estrela de seis pontas: o hexágono indica o campo de atuação da busca espiritual. A estrela de seis pontas ou estrela de Davi representa a fé aplicada à vida material e a fé transformada numa ligação real com Deus.
As cores na mandala
As cores nas mandalas têm uma função altamente estimulante e terapêutica:
Vermelho: afasta a depressão, tira o desânimo;
Amarelo: cor da inteligência, do estudo e da criatividade;
-Azul: traz paz, harmonia e serenidade;
-Laranja: cor da reconstrução, da correção e da melhora;
-Verde: melhora qualquer estado físico negativo e cura o corpo, da mesma maneira, cura a alma quando está abatida;
-Lilás: evita que as energias indesejadas se instalem.
Como usar as mandalas
“Olhas para as mandalas é a primeira maneira de receber suas emanações positivas. Ao olhar uma mandala, sua estrutura começa a agir em nosso interior e gera modificações energéticas para as quais ela está programada”, explica a autora do livro “Mandalas – Como usar a energia dos desenhos sagrados”.
O primeiro cuidado é escolher a mandala certa para olhar. “Prepare um lugar calmo e isolado. Pode haver música, incenso, velas… O essencial é poder estar ali em paz e sem ser interrompido”, ressalta. Coloque o desenho na sua frente e feche os olhos. Faça respirações profundas. Quando estiver mais concentrado, abra os olhos e olhe diretamente para a mandala. Procure deixar sua mente livre de preocupações.Permaneça olhando quanto tempo quiser.
Instruções de construção :
Descontrair fazendo uma pequena meditação, reflexão ou oração, conforme a experiência pessoal. Deixar fluir as imagens, as ideias, as cores…
A intenção da construção da mandala é fundamental, trata-se de um exercício criativo e sagrado. Podemos dar exemplos: intenção de saúde, de boas relações com os outros, de paz e serenidade, de conhecimento, de luz interior, de perdão, etc.Para expressar essas intenções podemos criar símbolos, ou utilizar a geometria conhecida dando-lhe objetivos, como por exemplo: os triângulos são força, os quadrados luz, as flores representam alegria, as estrelas iluminação, etc. Não existem fórmulas. Cada pessoa cria com formas identificáveis ou com símbolos a sua intenção.
Segue fotos dos trabalhos realizados pelos alunos , desde o momento da interiorização , construção e conclusão
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)